
Categoria: Artigos
Data: 03/08/2025
“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (Isaías 4)
O profeta Isaías está olhando para frente e apontando para João Batista, o precursor do Messias. João Batista não era o Messias, mas viria preparar-lhe o caminho. Ele não era o Verbo, apenas uma voz que clamava no deserto. Ele não era a luz, mas apresentaria Jesus como a verdadeira luz, que vinda ao mundo ilumina a todo homem. Ele não era o cordeiro, mas apontaria para Jesus dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
Ele não era o noivo, era apenas o amigo do noivo. Ele viria batizando com água, mas apresentaria a Jesus como alguém maior do que ele, que batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Ele não se sentia digno de, sequer, desatar as correias das sandálias do Messias. Seu lema de vida era dizer: “Convém que Jesus cresça e que eu diminua”. A igreja não pode produzir avivamento, cabe-lhe, entretanto, preparar o caminho do Senhor para que ele se manifeste.
O avivamento é obra de Deus, mas a preparação para ele é nossa responsabilidade. O avivamento é uma obra soberana e sobrenatural de Deus, mas precisamos endireitar no ermo vereda a nosso Deus. Nossa vida deve ser a estrada desobstruída por onde o Senhor vai se revelar ao mundo. Você tem sido um caminho por onde o Senhor se tem manifestado? Preparai o caminho do Senhor!